Associativismo - Freguesia de Tourais e Lajes

Associativismo

MOVIMENTO ASSOCIATIVO

A maioria das Associações da Freguesia têm um carácter recreativo, desportivo e cultural.

Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Foi criada com o fim de proteger e prestar assistência aos idosos das freguesias de Tourais e outras, no concelho de Seia.
A Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais tem como objectivo principal prestar apoio social à 3.ª idade, às famílias carenciadas, à juventude e infância da Freguesia de Tourais e outras no Concelho de Seia, a pessoas em situação de risco ou de perda de independência por período temporário ou permanente, contribuindo para que tenham uma vida digna, confortável e tão saudável quanto possível. A Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais, destina-se a prestar auxilio a pessoas idosas de ambos os sexos, a partir dos 65 anos e excepcionalmente de outras idades, quando a saúde física e/ou mental, ou por motivos de ordem social devidamente analisados, o justifiquem. Em primeira instância dá resposta às necessidades da Freguesia de Tourais, Paranhos da Beira, Sameice, Santa Comba de Seia e outras no Concelho.
Esta Instituição tem Estatutos aprovados e registados na Direcção Geral de Acção Social, sob o número 50/02 a fls.76, do Livro n.º 9 das Associações de Solidariedade Social e considera-se efectuado em 08.01.2002, nos termos do n.º 2 do art.º 13.º do Regulamento aprovado pela Portaria n.º 778/83 de 23 de Julho, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

A actual resposta social prestada pela Instituição é o Serviço de Apoio Domiciliário o qual contempla os seguintes apoios:

a) Consultas médicas e de enfermagem no domicilio dos idosos;
b) Acompanhamento dos utentes a cuidados de saúde (Hospital, Consultas, exames, análises, entre outros…)
c) Acompanhamento Psicossocial;
d) Alimentação (entrega de pequeno-almoço, almoço e jantar);
e) Animação e recreação;
f) Higiene Pessoal;
g) Higiene Habitacional;
h) Tratamento de roupa pessoal e de cama;
i) Cuidados farmacêuticos (uma vez que não existe farmácia na Freguesia e Freguesias limítrofes a Associação procede ao levantamento dos medicamentos na sede do Concelho e faz a entrega dos mesmos em casa dos idosos);
j) Aquisição de receituário médico;
k) Outros serviços (marcação de consultas, pagamento de serviços, acompanhamento de utentes a unidades de saúde fora do Concelho desde que o utente não tenha possibilidades de se fazer acompanhar por familiares).
l) Banco de ajudas técnicas (a Instituição cede por via de empréstimo a titulo gratuito equipamento como cadeiras de rodas, colchões anti-escaras, cadeiras de banhos e outros a todo o Concelho, muitas das vezes a pedido do serviço social do Hospital de Seia)
m) Apoio Domiciliário 24 horas (criámos um número de telefone próprio que se encontra em casa dos idosos que, caso necessitem e em situações de urgência os mesmos, familiares ou vizinhos podem telefonar a qualquer hora do dia e da noite que os nossos serviços de enfermagem deslocar-se-ão ao local e tratarão das démarches necessárias conforme a situação)
n) Jornal “A Partilha” é o órgão de comunicação social oficial da Associação onde se divulgam os projectos actuais e futuros da Instituição assim como as noticias que vão acontecendo na freguesia.
o) Apoio escolar através do fornecimento de refeições a crianças dos Jardins de infância e primeiro ciclo da Freguesia e Freguesias limítrofes;
p) Transporte escolar a crianças dos Jardins de Infância e 1.º ciclo da Freguesia;
q) Apoio a crianças ao nível do prolongamento escolar e em períodos de férias escolares;
r) Brevemente (no decorrer do ano 2009) iremos implementar a resposta social Centro de Dia.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O horário de funcionamento do Serviço de Apoio Domiciliário excepto o apoio 24 horas, é das 8h30m às 17h30m de Segunda-feira a Domingo, incluindo feriados.

EMPREGABILIDADE

Ao nível da empregabilidade, a Associação actualmente conta com o apoio de 22 colaboradores assumindo-se como um dos principais empregadores da Freguesia:

1 – Director Técnico (Assistente Social)
1 – Médico afecto a tempo parcial
1 – Enfermeira
1 – Animadora Sociocultural
1 – Animadora Sociocultural
1 – Administrativa
1 – Motorista
1 – Chefe de armazém
3 – Cozinheiras
11 – Ajudantes de Acção Directa

PARCERIAS

Junta de Freguesia de Tourais
Câmara Municipal de Seia
Segurança Social
Outras…

CONTACTOS
Largo de St.º António,
6270-586 Tourais
Telefone e Fax : 238977065
E.mail: absctourais@portugalmail.pt

Associação de Recreio e Instrução de Tourais
Hoje desactivada, esteve sediada na “Casa das Torres”, no seu rés-do-chão. A sua sede era muito espaçosa constituída por varias salas, estas infra-estruturas foram criadas e melhoradas, através da colaboração/carolice dos residentes da localidade. Embora à época organizasse e participasse em torneios locais de futebol era acima de tudo, um espaço de convívio de todos os seus sócios.
Com o encerramento desta Associação o espaço foi mais tarde ocupado pela Associação de Beneficência Social e cultural de Tourais.

Associação de Beneficência Cultura Desporto de Figueiredo
Na área do futebol foi outrora a que mais longe levou o nome da Freguesia com o seu clube de futebol que militava na associação de futebol da Guarda.
Esta Associação tem sede própria, construída à base da carolice dos seus sócios, local para onde todos convergem nos seus momentos de lazer.

Associação Cultural e Recreativa da Lapa de Tourais
com sede nova que apesar de ter tido ajuda do estado na sua construção, é essencialmente fruto do empenho da maioria dos seus associados que, sem desprestigio para ninguém, possuem na freguesia as melhores instalações.
Esta Associação promoveu no passado recente provas de BTT, onde concorriam numerosos grupos vindos de vários pontos do país. Esta prova realizava-se todos os anos no mês de Março. Presentemente realiza-se anualmente a prova de tiro ao alvo com o apoio do Inatel e Junta de Freguesia de Tourais.

Associação Cultural e Recreativa do Pereiro 
Com sede própria, com a recente beneficiação efectuada e sem desprestigio para ninguém, podemos considerar a associação na freguesia com as mais modernas instalações. Abre diariamente e é o local preferido pelas gentes desta terra.
No passado neste Centro, com a ajuda e dinamização da professora Georgina Silva, professora do 1º Ciclo, efectiva nesta terra, foram realizadas grandes festas, debates, conferências e momentos de são convívio de toda a comunidade.

Centro Cultural e Recreativo de Vila Verde
Com sede própria e na qual se encontra instalado o Posto Médico a sua actividade resume-se a Organização de Provas de Motocross na altura da Primavera, as quais tem elevada aderência de concorrentes e público, esta iniciativa salutar dos elementos da Direcção consegue elevar o bom nome da localidade de Vila Verde. Também organiza, torneios de futebol com equipas da região, realiza espectáculos de teatro e bailes.

Associação de Desenvolvimento Samarreiros de Vila Verde
Recentemente criada, é uma associação sem fins lucrativos com o objectivo de criar na localidade infraestruturais de carácter social.

ACTIVIDADES MUSICAIS

A Associação Musical e Juvenil de Tourais e a Tuna de Figueiredo
Mantêm em actividade e continuam a tocar e a encantar aqueles que as escutam.
Tourais teve no passado recente um Grupo de Cantares, "Recordações" mas só costumava ensaiar para actuar em momentos de festa especial na Freguesia. O seu reportório procurava transmitir os cantares do início do século XX. No entanto podemos salientar que chegaram a actuar em Geneve (Suiça), a convite da comunidade ali radicada, oriunda da freguesia aí residente.


Associação Musical e Juvenil de Tourais
Foi fundada no dia 05 de Abril de 2001, actualmente esta Banda de Música, é composta por 42 elementos jovens, que além dos seus estudos, se dedicam à música com empenho e dedicação, procurando elevar o nome da Freguesia de Tourais e a sua Banda ao mais alto nível.
Conta com 15 elementos do sexo masculino e 27 elementos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos. A sua direcção artística, iniciou-se com o regente José Conde.
Possui uma Escola de Música com 12 alunos, que enriquece ainda mais o património cultural, garantindo a continuidade e renovação da Banda.

Destaques

Contactos
Rua Dr. Montenegro - 6270-586 Tourais
238 976 433
Rua do Val - 6270-061 Lajes Seia
238 487 207
geral@freguesiatouraiselajes.com
Fregesia de Touras e Lajes
A Freguesia de Tourais fica situada no concelho de Seia entre a margem direita do Rio Seia e a margem esquerda do Rio Mondego, embora este último não se estenda pela freguesia.
© 2018 Todos os direitos Reservados. Criado por: