Historial - Freguesia de Tourais e Lajes

Historial

Bem-vido ao Site da Freguesia de Tourais e Lajes!


A Freguesia de Tourais e Lajes fica situada no concelho de Seia entre a margem direita do Rio Seia e a margem esquerda do Rio Mondego, embora este último não se estenda pela freguesia pois interpõem-se as freguesias de Girabolhos e Paranhos da Beira. Tem como freguesias limítrofes: a Nascente, Santa Comba de Seia; a Norte, Girabolhos; a Poente, Seixo da Beira e Paranhos da Beira; a Sul, Sameice. Excepto o Seixo, que pertence ao concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, todas as outras freguesias limítrofes pertencem ao concelho de Seia, distrito da Guarda.

Ver mapa maior

LOCAIS DE INTERESSE:
Capela de S. Matias
Cemitério antigo (Séculos XV e XVI)
Igreja Matriz
Penedo Furador 
- Para lá das sepulturas antropomórficas existentes na Freguesia podemos encontrar ainda algumas casas solarengas dos séculos XVIII e XIX, nomeadamente a da Família Dr. Montenegro, ilustre família da nossa terra a viver no Porto, a da Família Bernardo da Silva, a Casa de Torres, propriedade da Junta DE Freguesia, onde se situa actualmente a sede da Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais.
Em Vila Verde destacamos a Casa e Capela de Nossa Senhora do Carmo.

HISTORIAL

 

Sobre Tourais, na Monografia da cidade e concelho de Seia, do Padre Dr. Quelhas Bigotte, pode ler-se: "Esta freguesia é muito antiga e há nos seus limites, sobretudo nos terrenos entre a sede da paróquia e Vila Verde, evidentes vestígios da presença de romanos.. julgo que data do século XI ou XII o repovoamento de Toucais... nesta freguesia lograram avultados haveres, no primeiro período da monarquia, tanto militares (cavaleiros-fidalgos) como «ordens» (igrejas, mosteiros e ordens militares). Um D. Mateus de Coimbra, que era talvez tabelião régio, comprou em Tourais, no tempo de D. Afonso II, uma herdade foreira de voz e colma e depois doou-a ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra . ... No século XIII já o Mosteiro referido possuía aqui na «vila de Touraes» oito casais que haviam sido de Pedro Pequeno e de Eio Salvador... "
O cadastro de 1527 menciona já Tourais com 72 vizinhos. O mesmo cadastro refere-se à Lapa de Tourais com 44 moradores, Figueiredo (terra coutada do Mosteiro de Maceira-Dão) 26 e Vila Verde com 13. Pereiro ficava então no termo do concelho do Casal de Travancinha, com 16 moradores.
O Pároco da Freguesia, em 1757, em resposta ao questionário para o Dicionário Geográfico de Portugal, informou que a paróquia tinha os lugares seguintes: "Pradrinho e Toucais, que são um concelho, Lapa, outro concelho, Figueiredo outro e Vila Verde outro. Todos estavam sujeitos ao cível e crime e juízo dos órfãos da vela de Seia". Pereiro continua a ser referido como sujeito à vila do Casal, donatária de uma Comenda de Avis.

A Igreja paroquial, segundo testemunho do mesmo pároco, ficava nessa altura fora da povoação, junto à residência do pároco, "item a Igreja muito antiga como se vê em obra dela, e em os livros antigos que passará de quatrocentos anos da sua fundação" . Isto mesmo é comprovado em documentos "Desembargo do Paço da Beira, M.506 D37730", vindos de Lisboa em 17 de Julho de 180 (?) (1, 4, 9), ao mencionarem que o Provedor ao examinar a Igreja Matriz para informar Sua Alteza Real, sobre o seu estado, se susceptível de ser reparada ou se seria útil ao povo fazer-se Igreja nova no próprio lugar de Tourais.
Essa antiga Igreja ficaria situada entre a Lapa de Tourais e Tourais, no lugar do Cemitério Velho, hoje já abandonado.

Destaques

Contactos
Rua Dr. Montenegro - 6270-586 Tourais
238 976 433
Rua do Val - 6270-061 Lajes Seia
238 487 207
geral@freguesiatouraiselajes.com
Fregesia de Touras e Lajes
A Freguesia de Tourais fica situada no concelho de Seia entre a margem direita do Rio Seia e a margem esquerda do Rio Mondego, embora este último não se estenda pela freguesia.
© 2018 Todos os direitos Reservados. Criado por: