Dados Gerais - Freguesia de Tourais e Lajes

Dados Gerais

 

População

 

Orago:
-
 Divino Salvador

 

População: 
- Cerca de 10% da população desta Freguesia são jovens sendo os restantes 40% adultos em idade produtiva e 50% idosos.
Na área de jurisdição da freguesia o número de fogos cresceu na década de 90. Actualmente tem havido uma paralisação bastante acentuada na construção de fogos motivada pela recessão económica que atravessamos e a um PDM desadequado, razões estas que impedem uma maior

fixação dos naturais da freguesia.
Relativamente aos dados recolhidos nos Censos de 2001, sabemos que houve um crescimento populacional e em número de edifícios, em relação aos dados recolhidos nos Censos de 1991.
No entanto, é importante realçar que grande parte dos edifícios recentemente construídos se encontram vazios durante grande parte do ano, em virtude de estes pertencerem aos inúmeros emigrantes que trabalham em França, Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Inglaterra.

Eleitores:


- 1.673 (Dados recolhidos em 03/04/2018)

* Localidades de Tourais, Figueiredo, Pereiro, Lapa de Tourais e Pradinho - 970  Eleitores

* Localidade de Vila Verde - 406 Eleitores

* Localidade de Lajes - 297 Eleitores

 

Área:
- 22,7 km2

Actividades Económicas:
- Sendo um meio rural, a agricultura é uma actividade comum nas famílias de toda a Freguesia. É, na sua maioria, uma agricultura a tempo parcial, que complementa os rendimentos dos agregados familiares. A agricultura como actividade principal apenas aparece nos indivíduos mais idosos da Freguesia. Cultiva-se principalmente a batata, o milho, o feijão e de uma forma cada vez mais moderna, quer pela escolha das castas, quer pela mecanização, a vinha. O principal destino das uvas é a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tázem.
O olival é também uma das principais culturas e é na n/freguesia que está situada a Cooperativa dos Olivicultores do Concelho de Seia, a qual sofreu recentemente uma renovação do seu parque de máquinas em prol da rapidez do processo de laboração e da qualidade do azeite ali produzido.
Associada à agricultura está sempre a criação do gado, (ovino e caprino) que, graças às ajudas à produção do leite tem oferecido aos pastores alguns rendimentos. Para além dos coelhos e algumas aves de capoeira, é cada vez mais raro encontrar outros tipos de criação de gado, nos nossos agricultores. Apesar disso, esta Freguesia já teve numerosos aviários de pintos e galinhas poedeiras, agora, na sua maioria, abandonados e até mesmo desmantelados.
Por toda a Freguesia podemos ainda encontrar várias pequenas indústrias, construção de fogões a lenha, serralharia civil (ferro e de alumínios), e padarias, para além de vários serviços de mecânica, bate-chapas e pintura, electricidade e aquecimento.
Vários construtores civis empregam muita da população activa.
Algumas das povoações da Freguesia, possuem pequenos estabelecimentos de comércio ligados à alimentação.

- Vila Verde é a localidade da Freguesia onde o sector industrial mais se destaca com as suas fábricas de curtumes, com várias décadas de experiência.
Associados a estas fábricas trabalham vários empresários que percorrem vários pontos do país na compra de peles que ali são devidamente transformadas.
Actualmente são três as fábricas ligadas ao negócio e industria de Peles (chegaram a ser sete). Website: www.fabricios.pt
Era desta localidade oriundo o conhecido Comendador Joaquim Fernandes, Grande Industrial dos lanifícios da região centro. Por muitos considerado o mais ilustre cidadão que Vila Verde teve no Século XX.

- No Pereiro, a ocupar alguns terrenos baldios, encontramos uma grande pedreira (espaço devidamente legalizado para a indústria de extracção de pedra) actualmente inactiva, mas no passado com um razoável volume de negócios.

Desenvolvimento e Turismo:
- No passado não muito distante foram recuperadas algumas casas, com o objectivo de as reconverter ao Turismo de Habitação e Turismo Rural, destacamos:

- A “Casa do Fundo”, no Pereiro www.casadofundo.com
“Casa do Loureiro” na Lapa de Tourais
Casa do “Sítio dos Frades” em Figueiredo

Relativamente á restauração, poderemos optar por três restaurantes:

- O Restaurante “Abrigo da Floresta”
- O Restaurante “ O Talegre"

- O Restaurante "Sopé da Serra da Estrela"

 Os restaurantes referidos localizam-se ao longo da estrada N.° 231, o “Talegre” à entrada de Tourais para quem vem de Nelas, o “Abrigo da Floresta” junto ao cruzamento de Figueiredo/Bombas das “Galp” e o "Sopé da Serra da Estrela" entre os cruzamentos de Figueiredo e da Lapa de Tourais.

Lugares da freguesia: 
- Figueiredo
- Pereiro
- Pradinho
- Vila Verde
- Lapa de Tourais

Destaques

Contactos
Rua Dr. Montenegro - 6270-586 Tourais
238 976 433
Rua do Val - 6270-061 Lajes Seia
238 487 207
geral@freguesiatouraiselajes.com
Fregesia de Touras e Lajes
A Freguesia de Tourais fica situada no concelho de Seia entre a margem direita do Rio Seia e a margem esquerda do Rio Mondego, embora este último não se estenda pela freguesia.
© 2018 Todos os direitos Reservados. Criado por: